O PMGIRS (Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos) é um instrumento previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, da Lei 12.305/2010, cujo objetivo é diagnosticar a gestão atual, identificar ações de melhoria e estabelecer metas e parâmetros que avaliem esse progresso. Possuir o PMGIRS é, também, condição para municípios terem acesso aos recursos da União para investir em projetos de gestão de resíduos sólidos.

 

A Aucarf elabora PMGIRS para municípios em concordância com as leis e normas levando em consideração as melhores práticas no Brasil e no mundo. O foco do trabalho é planejar coletas seletivas que viabilizam o mercado de derivados do resíduo, trazendo, assim, diversas vantagens para o Município:

 

Valorização do resíduo como matéria prima

• Transformação do resíduo como fonte de receita e atrair novos negócios

• Geração de empregos e desenvolvimento para o município

Desenvolvimento sustentável

• Redução de custos para prefeituras

Redução de emissão em aterros

 

A Aucarf se compromete a entregar serviços que contribuam para o desenvolvimento das cidades e ter participação efetiva no processo de reaproveitamento dos resíduos e transformar uma situação que antes eram problemas de poluição e custo em soluções inteligentes, rentáveis e sustentáveis.

 

 

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS  PARA SEU MUNICÍPIO