Resultado de imagem para clean up day brasil 2018

 

Aucarf marca presença no 1º Dia Mundial da Limpeza

Celebrado no dia 15 de setembro deste ano, o 1º Dia Mundial da Limpeza – World Cleanup Day foi marcado por diversas atividades de conscientização da população ao redor do mundo. A Aucarf marcou presença no evento participando das atividades promovidas pelo Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável (Cidas) no Sul de Minas.

Durante todo o dia, as cidades de Ouro Fino, Bueno Brandão, Inconfidentes, Monte Sião, Borda Mata e Albertina contaram com diversas atividades relacionadas ao tema. Além da Aucarf, participaram representantes das prefeituras, membros do CIDAS, Corpo de Bombeiros, Cooperativas de Catadores como a ACAMARE e escolas públicas.

Com cartazes com os dizeres “Lixo no Chão Não”, as equipes trabalharam com ações de limpeza na rodovia, logradouros e vias de circulação, com a entrega de sacolinhas aos condutores de veículos, para que os mesmos deixem o lixo dentro do veículo, não lançando objetos fora do carro.

Também foram distribuídos panfletos explicativos, sobre o descarte correto dos resíduos sólidos, encontrados em muitos lugares.

Muito lixo foi recolhido pelas equipes como: sacolas plásticas, garrafas, latas, entre outros objetos. De acordo com voluntários a ação foi positiva e a população se surpreendeu. “O resultado foi impactante, a população se surpreendeu com a quantidade de lixo jogado de maneira incorreta nas encostas e ruas, em poucas horas tiramos uma grande quantidade de lixo, mais de duas toneladas.

Em Bueno Brandão foram realizadas palestras informativas sobre a situação mundial da gestão dos resíduos sólidos: os danos ao meio ambiente decorrentes do tratamento não adequado e quais tipos de ações a serem tomadas para reverter esse quadro. Elas ocorreram nas escolas municipais e foram ministradas por Carlos Roberto Felipe da Silva, da empresa Aucarf, Nelson José Antônio, Presidente do Cidas, Adriana Barbosa, coordenadora da ACAMARE e Felipe Pereira, Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal Sul de Minas.

Além das palestras, os participantes foram às ruas com o objetivo de conscientizar a população. Foram realizados mutirões de limpeza e coletas de materiais recicláveis, cujo dinheiro arrecadado pela comercialização por meio das cooperativas de catadores da região foi destinado às escolas. Todas as atividades foram acompanhadas pelo grupo Limpa Brasil, responsável pela divulgação e certificação do evento.

Abaixo uma tabela com as quantidades e tipos de resíduos coletados durante a campanha.

Tipo de resíduo

Quantidade coletada [kg]

Papelão

4.150

Alumínio

620

Plásticos

1.430

 

 

Palestra realizada na Escola Municipal Bom Jardim

 

Material sendo recolhido na cidade de Bueno Brandão

 

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, criança e atividades ao ar livre

Evento em Ouro Fino

 

Equipe coordenadora do evento

 

 

O Dia Mundial da Limpeza

O movimento começou na Estônia, pequeno país ao norte da Europa, em 2008, com um dos maiores organizadores de mutirões de limpeza pelo mundo, a “Let’s Do It!” (“Vamos Fazer Isso?”). Em apenas cinco horas, a organização mobilizou cerca de 50 mil pessoas que eliminaram cerca de 10 mil toneladas de lixo ilegal por todo o país. Essa ação ganhou o nome de “Let’s Do It 2008” e espalhou-se para outros países. A sede do Dia Mundial da Limpeza situa-se em Tallinn, capital da Estônia. Lá foi feita a divulgação das ações no mundo todo: estatísticas, notícias, feeds de mídia social.

O objetivo é unir e conscientizar as pessoas para enfrentar os desafios dos resíduos mal geridos e descartados de qualquer forma, inclusive em lixões ilegais, já que a maioria vai parar nas ruas, nos rios, nas praias, nas florestas deteriorando o meio ambiente e colocando a vida da fauna em risco.

Também conhecido como WCD, a data foi escolhida para o desenvolvimento de um programa de ação social global destinado a combater o problema de resíduos sólidos nas ruas, florestas, rios e mares.

Segundo o jornal inglês Daily Mail, estima-se que, a cada ano, 8 milhões de toneladas de plásticos acabam no oceano, causando uma série de danos ao meio ambiente. O Dia Mundial da Limpeza é, portanto, um chamado de atenção para que gestores, tomadores de decisão e cidadãos em geral tomem consciência da necessidade de solucionar o problema da má gestão dos resíduos sólidos no planeta.

 

Referências

LIMPA BRASIL. https://www.limpabrasil.org/projeto/dia-mundial-da-limpeza/. Acesso em: 21 de setembro de 2018

MACRAE FIONA. Eight million tons of plastic is dumped at sea each year...that's five whole bags-full for every foot of the world's coastline. 2018. https://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2951256/Study-World-dumps-8-8-million-tons-plastics-oceans.html. Acesso em 21 de setembro de 2018.